quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CURSO GRATUITO DE GRAVURA

CURSO GRATUITO DE GRAVURA

O Museu Vivo da Memória Candanga oferece o “CURSO DE INTRODUÇÃO À GRAVURA” com o artista plástico e gravador Marcílio Tabosa e com o grupo Gravura em Foco do qual ele faz parte.

O curso tem duração de 21 horas e acontece na Casa Laranja do Museu, de 05/02 a 26/03, aos sábados, de 9 às 12h.

As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas pessoalmente na secretaria do Museu – casa marrom. Vagas limitadas em 20.

O curso iniciará com a palestra inaugural, aberta ao público, proferida pelo Prof. ME Luiz Gallina Neto, do Instituto de Artes – IDA, da UNB – Universidade de Brasília.

O objetivo do curso de Introdução à Gravura é fornecer as noções básicas sobre essa forma de linguagem visual, iniciando-se pela definição de suas modalidades, indicação de suportes e ferramentas adequados, bem como as técnicas mais empregadas.
Aliando os conhecimentos teóricos com a prática das aulas, ao final da oficina os alunos poderão mostrar o resultado do seu trabalho em uma exposição que acontecerá no próprio Museu.

Luiz Gallina Neto
Nasceu em 1953. É artista e professor, atuando desde 1977. É mestre em arte e tecnologia na área de Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Graduado em Comunicação Social na Área de Publicidade no CEUB. Foi premiado no Primeiro Documento de Arte Contemporânea do DF e no primeiro Salão de Arte do Centro – Oeste. Lecionou no Centro de Criatividade, hoje Espaço Cultural Renato Russo, na Faculdade de Teatro Dulcina de Morais e desde 1994 na UNB. Foi coordenador da oficina da madeira no Museu vivo da Memória Candanga.

Marcílio Tabosa
É de Itapipoca, no Ceará e iniciou-se nas artes com 8 anos de idade. Pesquisador das artes plásticas, influenciado fortemente pelas histórias em quadrinhos. Faz gravura, em especial xilogravura, há cerca de 10 anos. Membro da Sociedade Valparaisense de Artistas Plásticos - SVAP. Mora no DF há 40 anos, 30 dos quais na cidade de Ceilândia, onde trabalhou e aprendeu com o artista e músico Iuri Vieira, e teve exposição permanente de xilo na Casa da Memória Viva de Ceilândia do professor Manoel Jevan. Aprendeu a gravar o metal sob a orientação do artista Carlos Henrique Lima dos Santos no Espaço Cultural Renato Russo em 2005/06. Faz parte do grupo Gravura em Foco, onde vem desenvolvendo suas atividades e realizando exposições e oficinas.


Programe-se:
O que: Curso de introdução à Gravura,
Quando: de 05/02 a 26/03, aos sábados, das 09h às 12h,
Onde: Museu Vivo da Memória Candanga (Via EPIA Sul, SPMS, Lote D - Núcleo Bandeirante – DF), na Casa Laranja.
Classificação: a partir de 14 anos.
Vagas: 20
Informações: 3301-3590

A palestra inaugural é gratuita e aberta ao público.



Foto: Nassara de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário